29/07/2023 - Chegada do argentino nos EUA impacta no marketing, na venda de camisas e no mercado de transferências do futebol local.
Anunciado como novo reforço do Inter Miami há menos de dois meses, Lionel Messi já está dando resultados para o clube comandado pelo ex-jogador inglês David Beckham. Fora das quatro linhas, o argentino fez a equipe da Flórida “bombar” nas mídias sociais. Desde que o craque assinou contrato, a conta no Instagram do time dos Estados Unidos saltou de um milhão de fãs para os atuais 12,5 milhões — foram mais de 11 milhões de novos seguidores. Para ter uma ideia do impacto, a segunda agremiação da Major League Soccer (MLS) no ranking é o Los Angeles Galaxy, com 1,5 milhão. Falando em franquias de todos os esportes, o time de futebol é a quarto mais seguido dos Estados Unidos, atrás apenas de três times da NBA (Golden State Warriors, Los Angeles Lakers e Cleveland Cavaliers). Já em comparação com o futebol brasileiro, o Inter Miami passou Corinthians (10,1 milhões), São Paulo (5,3 milhões) e Palmeiras (5 milhões). Os norte-americanos estão atrás apenas do Flamengo (17,8 milhões).
A chegada de Messi no Inter Miami também fez o MLS League Pass, serviço de streaming da Apple que transmite a competição, bater a marca de 1 milhão de assinantes — foram mais de 300 mil novos clientes. O interesse do público norte-americano é tão grande que o primeiro jogo do argentino no clube, em 21 de julho, registrou a maior audiência de uma partida de futebol na TV dos EUA desde 2004. Além de turbinar as redes sociais e aumentar a audiência, o campeão do mundo com a Argentina também fez “explodir” o número de produtos oficiais do time da Flórida. Segundo diversos veículos de comunicação locais, desde que foi disponibilizada a nova peça, as vendas de camisas aumentaram em 25 vezes. Fornecedora esportiva do Inter Miami, a Adidas passou a ter dificuldades de atender a demanda e viu o uniforme ser esgotado nos últimos dias. “Estou na Adidas há muito tempo e nunca vi nossa marca se mobilizar em torno de um projeto em tantas funções para colocar o produto no mercado tão rapidamente. Nosso objetivo é simples: todo torcedor que quer uma camisa deve conseguir uma”, disse Tor Southard, diretor de futebol da marca alemã, em entrevista à Fox Sports.
Dentro de campo, Lionel Messi também já está correspondendo. Em sua primeira partida, diante do Cruz Azul (México), o argentino saiu do banco de reservas e marcou um golaço, em cobrança de falta, para dar a vitória aos estadunidenses. Já no segundo jogo, contra o Atlanta, o astro iniciou o duelo como titular, balançou as redes duas vezes e ainda deu assistência para um companheiro. Mais do que o bom futebol apresentado dentro de campo, o argentino ainda conseguiu convencer ex-companheiros a migrar para a América do Norte. Além dos já anunciados Sergio Busquets e Jordi Alba, o meio-campista Andrés Iniesta está na mira da diretoria, enquanto Luis Suárez deve chegar em 2024. “Lionel (Messi) e Busquets deram muita confiança aos companheiros, eles se sentem mais apoiados, sentem que a responsabilidade é dos grandes jogadores e têm mais liberdade para jogar”, relatou Gerardo Martino. “Se acreditarmos (na conquista de um título), as coisas vão começar a acontecer para nós. Dois jogos com eles (Messi e Busquets) e ganhamos os dois. Eles fazem a diferença e dão aquela confiança e aquele toque que você precisa. É fácil jogar com eles. Sabemos que são diferentes e temos que fazer o trabalho dos operários e mostrar as suas virtudes”, comentou o meia equatoriano Dixon Arroyo.
Anunciado como novo reforço do Inter Miami há menos de dois meses, Lionel Messi já está dando resultados para o clube comandado pelo ex-jogador inglês David Beckham. Fora das quatro linhas, o argentino fez a equipe da Flórida “bombar” nas mídias sociais. Desde que o craque assinou contrato, a conta no Instagram do time dos Estados Unidos saltou de um milhão de fãs para os atuais 12,5 milhões — foram mais de 11 milhões de novos seguidores. Para ter uma ideia do impacto, a segunda agremiação da Major League Soccer (MLS) no ranking é o Los Angeles Galaxy, com 1,5 milhão. Falando em franquias de todos os esportes, o time de futebol é a quarto mais seguido dos Estados Unidos, atrás apenas de três times da NBA (Golden State Warriors, Los Angeles Lakers e Cleveland Cavaliers). Já em comparação com o futebol brasileiro, o Inter Miami passou Corinthians (10,1 milhões), São Paulo (5,3 milhões) e Palmeiras (5 milhões). Os norte-americanos estão atrás apenas do Flamengo (17,8 milhões).
A chegada de Messi no Inter Miami também fez o MLS League Pass, serviço de streaming da Apple que transmite a competição, bater a marca de 1 milhão de assinantes — foram mais de 300 mil novos clientes. O interesse do público norte-americano é tão grande que o primeiro jogo do argentino no clube, em 21 de julho, registrou a maior audiência de uma partida de futebol na TV dos EUA desde 2004. Além de turbinar as redes sociais e aumentar a audiência, o campeão do mundo com a Argentina também fez “explodir” o número de produtos oficiais do time da Flórida. Segundo diversos veículos de comunicação locais, desde que foi disponibilizada a nova peça, as vendas de camisas aumentaram em 25 vezes. Fornecedora esportiva do Inter Miami, a Adidas passou a ter dificuldades de atender a demanda e viu o uniforme ser esgotado nos últimos dias. “Estou na Adidas há muito tempo e nunca vi nossa marca se mobilizar em torno de um projeto em tantas funções para colocar o produto no mercado tão rapidamente. Nosso objetivo é simples: todo torcedor que quer uma camisa deve conseguir uma”, disse Tor Southard, diretor de futebol da marca alemã, em entrevista à Fox Sports.
Dentro de campo, Lionel Messi também já está correspondendo. Em sua primeira partida, diante do Cruz Azul (México), o argentino saiu do banco de reservas e marcou um golaço, em cobrança de falta, para dar a vitória aos estadunidenses. Já no segundo jogo, contra o Atlanta, o astro iniciou o duelo como titular, balançou as redes duas vezes e ainda deu assistência para um companheiro. Mais do que o bom futebol apresentado dentro de campo, o argentino ainda conseguiu convencer ex-companheiros a migrar para a América do Norte. Além dos já anunciados Sergio Busquets e Jordi Alba, o meio-campista Andrés Iniesta está na mira da diretoria, enquanto Luis Suárez deve chegar em 2024. “Lionel (Messi) e Busquets deram muita confiança aos companheiros, eles se sentem mais apoiados, sentem que a responsabilidade é dos grandes jogadores e têm mais liberdade para jogar”, relatou Gerardo Martino. “Se acreditarmos (na conquista de um título), as coisas vão começar a acontecer para nós. Dois jogos com eles (Messi e Busquets) e ganhamos os dois. Eles fazem a diferença e dão aquela confiança e aquele toque que você precisa. É fácil jogar com eles. Sabemos que são diferentes e temos que fazer o trabalho dos operários e mostrar as suas virtudes”, comentou o meia equatoriano Dixon Arroyo.
Messi deixou claro que não optou pelo Inter Miami por objetivos profissionais. Após ver a negociação com o Barcelona fracassar, o argentino decidiu deixar a Europa para ter uma vida mais tranquila e longe dos holofotes. O astro ainda fez questão de ressaltar que já “venceu tudo o que era possível”, mencionando os últimos títulos com sua seleção, incluindo a Copa do Mundo. No futebol dos EUA, porém, o craque também pode repetir Pelé com uma marca expressiva. Atualmente, o ex-Barcelona soma 810 gols e também vive a possibilidade de chegar aos mil na carreira. Vinculado ao Inter Miami até o final de 2025, o atleta precisaria de uma média altíssima em seu time e na Argentina. Por fim, caso conquiste algum troféu nos EUA, pode se isolar como maior vencedor de títulos na história do futebol. Com 42 taças, ele está empatado com o brasileiro e ex-companheiro Daniel Alves.
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