23/08/2023 - Em entrevista exclusiva ao Radar, Luiz Tapia garante que não haverá mudanças na linha de atuação, mas adianta que pretende trazer inovações e tecnologia.
Transparência, diálogo e parceria irão nortear a gestão de Luiz Tapia como novo diretor de Sustentabilidade e Relações Corporativas da Veracel Celulose. Dessa forma, ele visa fortalecer o legado socioambiental que já foi deixado pela empresa e pela gestão anterior para a região, além de agregar novos parceiros.
O executivo garante que a troca de gestão não acarretará mudanças na linha de atuação, e sim fortalecimento das relações e dos projetos socioambientais. Ele adianta, porém, que pretende trazer inovações e tecnologia para as atividades da empresa e para os parceiros. “Entendemos que, com tecnologia e inovação, conseguiremos melhores resultados daqui para a frente”, observa.
DESAFIOS AMBIENTAIS – Tapia admite que há muitos desafios para a sustentabilidade. Como exemplo, cita as mudanças climáticas, o uso de produtos que consomem menos recursos e a gestão de matriz energética mais eficiente. “A Veracel preza muito pelas questões sustentáveis e tratamos desses assuntos todos os dias”, salienta.
Veracel atinge seu menor índice de uso de água para a fabricação de celulose
Com relação às mudanças climáticas, ele enfatiza que não devem ser uma preocupação somente da empresa, mas da sociedade como um todo. “Todos devemos contribuir para evitar as mudanças climáticas ou reduzir os seus impactos”, comenta.
Segundo o diretor, a Veracel tem diversos estudos e projetos em andamento sobre esse tema. “São projetos sobre tecnologia, novas metodologias e até mesmo sobre produtos que utilizam menos recursos”, esclarece.
Entre eles, o executivo lista dois grandes projetos que estão sendo implantados atualmente. “Um deles é a redução do uso da água para a produção de celulose, que em julho atingiu o menor índice da história da Veracel. Isso coloca empresa como uma das que menos consome água para a produção de celulose no mundo”, comemora.
Outro projeto é a BA-658, que encurtou distâncias não só para o processo da Veracel, mas também para as comunidades, o que é um grande benefício para a região. “Do pronto de vista dos processos da Veracel, a redução da distância traz menor uso de combustível e, consequentemente, menor emissão para a atmosfera”, acrescenta.
RELAÇÕES COM AS COMUNIDADES – De acordo com o diretor, a Veracel está presente em 11 municípios do Extremo Sul da Bahia, abrangendo 145 comunidades, entre elas indígenas, pesqueiras e rurais. “A Veracel prima pelo relacionamento e diálogo ativo com todas essas comunidades, além da transparência, que é um valor para a empresa”, ressalta.
Monitoramento da temporada reprodutiva de tartarugas
TRAJETÓRIA NA EMPRESA – Luiz Tapia, que atua há 12 anos na Veracel, conta que se identifica muito com os temas ambiental e social. Em 2011, com a certificação da empresa, ele passou a trabalhar na área ambiental, como Coordenador de Sistemas Certificados, e em 2019 assumiu a Gerência de Meio Ambiente e Gestão Integrada. “Isso contribui muito para minha gestão atual”, salienta.
TRANSIÇÃO – O novo diretor de Sustentabilidade e Relações Corporativas assumiu o cargo em substituição a Renato Gomes Carneiro, que esteve na empresa por 14 anos.
Veracel, indústria de celulose com sede no município de Eunápolis
Tapia frisa a importância do processo de transição, que ele definiu como natural e planejado. “Isso possibilitou dialogarmos com entidades e comunidades de maneira antecipada, até para deixar claro que não haverá ruptura de relacionamento.”
Ele lembra que, ao assumir como diretor, outros colegas de empresa também mudaram de cargo. “O que demonstra que a Veracel valoriza o talento interno e está preocupada com o desenvolvimento da carreira de seus colaboradores.”
|